QUE O SENHOR JESUS CRISTO ABENÇOE TODOS, EM ESPECIAL VOCÊ QUE ESTÁ LENDO AS MENSAGENS DESSE PORTAL AGORA, QUE A PAZ DE JESUS CRISTO ESTEJE SEMPRE CONVOSCO, AMÉM.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Celebração Natalina

Natal: As 17 horas, o Padre Francisco celebrou a Santa Missa do Natal para centenas de fieis, sendo pregador o Monsenhor Charbel e o Diácono Alan Kardec auxiliou a celebração , que rezaram  pela paz mundial e abençoaram  a todos com votos de feliz  natal e prospero ano novo a todos.

9 Encontro da Virgem mãe de Deus Nossa Senhora de Nazaré Dezembro 2011

Dia 11 de dezembro aconteceu  a Santa missa solene da Virgem de Nazaré , em ação de graças ao aniversario do Padre Francisco das chagas na Igreja Santo Antonio.Centenas de fieis e autoridade vieram  homenagear ao Padre Francisco.Compareceram   Dom Edivaldo do Santos da Igreja da Redenção, Monsenhor Charbel , Padre  Julio da ICAB, o Diácono Alan Kardec, O Pastor Manoel Simões , representando o senhor Prefeito de Águas Lindas Geraldo Messias e a chefe de gabinete da prefeitura senhora Rosi , representada por Naara.Da impressa compareceram O Doutor Valerio e Yolanda do Jornal Gazeta, Adiel Guimarães da radio cidade FM, Doutor Manoel e Francisco Silva da rádio vizinhança FM. Foi servido um farto almoço a comunidade e as autoridades.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CONHEÇA A SANTA IGREJA ORTODOXA NO MUNDO


 
«Sinaxe dos Líderes Ortodoxos»
Constantinopla, 10 a 12 de Outubro de 2008

autoridade suprema na Santa Igreja Católica Apostólica Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, que se compõe de todos os Patriarcas chefes das Igrejas Autocéfalas e os Arcebispos Primazes das Igrejas Autônomas, que se reúnem por chamada do Patriarca Ecumênico de Constantinopla e sob a sua presidência, em local e data que ele determinar.
A autoridade suprema regional em todos os Patriarcados autocéfalos e Igrejas Ortodoxas autônomas é da competência do Santo Sínodo Local, que é composta dos Metropolitas chefes das arquidioceses sob a presidência do próprio Patriarca ou Arcebispo que convoca a reunião, marcando a data, o local e a ordem do dia.

Igrejas Ortodoxas Autocéfalas

xistem 14 Igrejas Ortodoxas Autocéfalas que são, geralmente, reconhecidas como tais. Uma Igreja Autocéfala possui o direito de resolver todos os seus problemas internos em base a sua própria autoridade, tendo também o direito a remover seus próprios bispos, incluindo o próprio patriarca, arcebispo ou metropolita que presida esta Igreja. Cada Igreja Autocéfala atua independentemente mantendo, todavia, comunhão canônica e sacramental plena umas com as outras.
Atualmente, estas Igrejas Ortodoxas Autocéfalas incluem os quatro antigos patriarcados orientais (Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém), assim como as outras dez Igrejas Ortodoxas que surgiram nos séculos posteriores, quais sejam: Rússia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Geórgia, Chipre, Grécia, Albânia e Repúblicas Tcheco e Eslováquia.
Por iniciativa própria, o Patriarcado de Moscou concedeu o status de autocefalía a maior parte de suas paróquias nos Estados Unidos que passou a se denominar Igreja Ortodoxa na América; não obstante, o Patriarcado de Constantinopla reclama para si a prerrogativa de outorgar autocefalía e, por este motivo, outras Igrejas Ortodoxas ainda não reconhecem o status da Igreja Ortodoxa na América.
Das Igrejas Ortodoxas Autocéfalas, nove são Igrejas Patriarcais:
1. Constantinopla
2. Alexandria
3. Antioquia
4. Jerusalém
5. Rússia
6. Sérvia
7. Romênia
8. Bulgária
9. Geórgia
As demais Igrejas Ortodoxas Autocéfalas são presididas, seja por um arcebispo, seja por um metropolita.

Igrejas Ortodoxas Autônomas

xistem cinco Igrejas Ortodoxas Autônomas que funcionam de modo independente no que diz respeito aos seus assuntos internos, porém, sempre dependendo canonicamente de uma Igreja Ortodoxa Autocéfala. Na prática, isto significa que a «cabeça» de uma Igreja Autônoma deverá ser confirmada em ofício pelo Santo Sínodo de sua Igreja-Mãe.
As Igrejas Ortodoxas de Finlândia e Estônia são dependentes do Patriarcado Ecumênico, enquanto que a de Monte Sinai depende do Patriarcado de Jerusalém. A estas três Igrejas Ortodoxas Autônomas deveríamos acrescentar as outras duas Igrejas que Moscou outorgou autonomia: a saber: a Igreja Ortodoxa da China e a Igreja Ortodoxa do Japão, ambas filhas da Igreja Russa. Tais ações ainda não tiveram o reconhecimento oficial do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

Patriarcado Ecumênico de Constantinopla


S. Santidade BARTOLOMEU I
Arcebispo de Constantinopla - Nova Roma
Patriarca Ecumênico
SEDE PATRIARCAL:
Rum Patrikhanesi (El Fanar-Halic)
TR-34220 Istambul, Turquia
Tel: +90-212-531-9670 - Fax: +90-212-534-9037

A Grande Igreja de Constantinopla

rincipal centro eclesiástico da Igreja Ortodoxa em todo o mundo, o Patriarcado Ecumênico tem seu fundamento histórico no Pentecostes e nas primeiras comunidades cristãs fundadas pelos santos Apóstolos.
Conforme a Tradição, Santo André, “o Primeiro-Chamado“, anunciou o Evangelho nas vastas regiões da Ásia Menor, do Mar-Negro, da Trácia e da Acáia onde foi martirizado. No ano 36 d.C fundou a Igreja Local em Bizâncio, às margens do Bósforo, mais tarde, Constantinopla - cidade de Constantino (atual Istambul, na Turquia). Santo André, o santo Patrono do Patriarcado Ecumênico, é comemorado no dia 30 de Novembro no calendário eclesiástico.
O título de Patriarca Ecumênico data do 6º século d.C, sendo um privilégio histórico exclusivo do Arcebispo de Constantinopla, ultrapassando as fronteiras estatais e étnicas. O Patriarca Ecumênico é o Líder espiritual de aproximadamente 300 milhões de cristãos ortodoxos em todo o mundo.

O Patriarcado Ecumênico

Clique sobre a foto para ampliar
Clique sobre a foto para ampliar
Clique sobre a foto para ampliar
Clique sobre a foto para ampliar
Clique sobre a foto para ampliar
O Patriarcado Ecumênico tem sua sede em Constantinopla, atual Istambul, na Turquia. É também denominado “Igreja de Constantinopla”, ou “Santa Grande Igreja de Cristo”. Os teólogos não ortodoxos e os estudiosos usam habitualmente a expressão convencional de “Igreja do PHANAR”. 
Esta Igreja nasceu da pregação do apóstolo Santo André e, por isso, é uma sede apostólica. A partir de sua fundação, o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla assumiu o papel de guia espiritual, de promoção civilizadora e de influência mundial. Por vários séculos, povos e nações tiveram a positiva influência do Patriarcado Ecumênico e, graças à feliz ação evangelizadora e missionária irradiada desde este Centro, “ressuscitaram em Cristo”. Assim se formaram diversas Arquidioceses Ortodoxas que, sob a fúlgida guia espiritual e proteção da sede constantinopolitana, defenderam a fé cristã das várias heresias que a ameaçavam.
O Patriarcado Ecumênico é um dos cinco antigos Patriarcados da Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja. No primeiro milênio a Igreja, como é conhecido, era constituída pelos Patriarcados de Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém. Após o cisma de 1054 a Igreja indivisa do primeiro milênio se dividiu na Igreja Ocidental (o Patriarcado de Roma) e na Igreja Oriental (os outros Patriarcados do Oriente). No seio destes últimos o Patriarcado de Constantinopla assumiu o primeiro lugar como juiz plenipotenciário na eventualidade de disputas de qualquer espécie entre os outros Patriarcas. 
A proeminência do Patriarca de Constantinopla já é atestada no século VII quando passou a receber o título de “Ecumênico”. Tal expressão indica o seu primeiro posto – primus inter pares – quer pelo poder assumido, quer pelo esplendor espiritual entre todos os Patriarcas do Oriente.
Compete ao Patriarca de Constantinopla: 
  • Convocar Sínodos, Pan-ortodoxos, ou Locais;
  • Exortar os Metropolitas e vigiar sua atuação;
  • Julgar e decidir em mérito a instâncias, recursos etc., da parte dos Metropolitas;
  • O direito do “Stavropighion”, isto é, o direito de pôr sob seu controle direto os mosteiros e as igrejas dos bispos sob sua jurisdição.
Após a queda do Império Otomano o Patriarcado Ecumênico foi reconhecido como “Instituição Pan-ortodoxa”. Durante a Conferência Pan-ortodoxa de 1961, na ilha paulina de Rodes, o Patriarcado Ecumênico, por unanimidade, foi reconhecido como representante espiritual da Ortodoxia. Sob a guia do Patriarca Ecumênico Atenágoras I, o Patriarcado Ecumênico distinguiu-se particularmente, elevando-se a um plano de notável prestígio. Recentemente, com a guia do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, atingiu um alto nível de honra e respeitabilidade.
Atualmente, seguindo a indicação de seu predecessor o Patriarca Dimítrios I, de santa memória, o Patriarca Bartolomeu I continua o sereno “caminho de amor, de paz e de unidade”, visitando os antiqüíssimos patriarcados do Oriente Ortodoxo e se encontrando com povos e autoridades religiosas e políticas. A todos dirige sua afetuosa mensagem de paz e de unidade.
Através destes discursos iluminados pela Fé e de Esperança, o Patriarca Ecumênico se faz próximo dos povos que sofrem, demonstrando seriedade, dignidade e sabedoria em sua missão e sua feliz atividade em seu favor. Desta maneira, suas intervenções testificam sua colaboração pela consolidação da paz no mundo, pelo cessar da guerra, pelo respeito ao homem e a sua liberdade, pois o homem, sendo criado por Deus, é a sua imagem e semelhança e tem direito a uma vida digna e a uma verdadeira prosperidade.

Síntese Histórica:

  • Fundou a Igreja de Constantinopla o Apóstolo André, o Primeiro-Chamado.
  • Transferiu-se a capital do Império Romano, da cidade de Roma para Constantinopla, "Nova Roma" após assentamento de seus alicerces, em 328 A.D. e a respectiva inauguração em 537.
  • Colocou a pedra fundamental da Igreja "Hagia ," em 532, no reinado de Justiniano, o Grande e fora inaugurada em 537.
  • O dissídio dos Armênios, da Igreja de Constantinopla, verificou-se em 554.
  • O Sínodo Ecumênico (II), conferiu ao Bispo de Constantinopla a primazia de honra, depois do Bispo de Roma e o Título de Patriarca, porém o IV Sínodo Ecumênico concedeu-lhe as mesmas honras e primazia dos quais tem direito o próprio Bispo de Roma e em 587 foi-lhe conferido o Título de Ecumênico, na era do Patriarca João o Mnisteftis.
  • A Igreja de Constantinopla admitiu na Cristandade as congregações sérvias, croatas, búlgaras e russas, auxiliando ainda as traduções do Santo Evangelho para as línguas: Gotha, Armênia, Cassuinia e Eslava, graças aos esforços de seus missionários e pregadores, como aos batalhadores Cirilo e Metódio.
  • Com a guerra dos iconoclastas (imagens) no ano de 723, na época de Leão o Isavro e terminou em 842 na era do rei Mikhail e sua mãe Teodora.
  • Os cruzados conquistaram Constantinopla em 1204 e foram expulsos em 1261;
  • O Cisma entre as Igrejas Oriental Ortodoxa e Ocidental Romana verificou-se em 1054, na era do Patriarca Ecumênico Mikhail Cyrolario e do Papa Leão IX.
  • A queda de Constantinopla nas mãos do Sultão Muhámad, o Conquistador, verificou-se em 1453.
  • Estabeleceu-se definitivamente em Fanar de Constantinopla o Patriarcado Ecumênico, em 1600.
  • A Academia de Teologia de Halki fora construída em 1844.
  • O governo turco aboliu a indumentária clerical em 1935.

Igrejas sob o homofórion do Patriarcado Ecumênico

ARQUIDIOCESE GREGA ORTODOXA DA AMÉRICA
 10 E. 79th St. New York, NY 10021
Tel: 212/570-3500 - fax: 212/861-2183
E-mail: archdiocese@goarch.org
Website: http://www.goarch.org
  
Sua Eminência, Arcebispo DEMETRIOS
Primaz da Arquidiocese Grega Ortodoxa da América
Sua Eminencia, Metropolita IAKOVOS de Krinis
Diocese de Chicago
Sua Eminência, Metropolita ANTONIO de Dardanelles
Diocese de San Francisco
Sua Eminência, Metropolita MAXIMOS de Ainou
Diocese de Pittsburgh
Sua Eminência, Metropolita METHODIOS de Aneon
Diocese de Boston
Sua Eminência, Metropolita ISAIAS de Proikonisos
Diocese de Denver
Sua Excelência, Bispo ALEXIOS
Diocese de Atlanta
Sua Excelência, Bispo NICHOLAS
Diocese de Detroit
Sua Excelência,
Bispo GERASIMOS de Krateia
METROPOLINATO GREGO ORTODOXO DO CANADÁ
 27 Teddington Park Avenue
Toronto, Ontario M4N 2C4, Canadá
Tel: 416/322-5055 - fax: 416/485-5929
E-mail: gocanada@astral.magic.ca
Website: http://www.gocanada.org
  
Sua Eminência, Metropolita SOTERIOS
Exarca do Canadá
Sua Excelência CHRISTOFOROS
Bispo de Andidus
METROPOLINATO GREGO ORTODOXO DA AMÉRICA CENTRAL (PANAMÁ, MÉXICO, AMÉRICA CENTRAL E CARIBE)
 Saratoga, Col. Lomas, Hipodromo Edo de Mexico,
CP 53900 Tel: 525.294.4460 - fax: 525.294.2678
  Sua Eminência, Metropolita ATHENAGORAS
METROPOLINATO GREGO ORTODOXO DA AMÉRICA DO SUL
 Avenida Figueroa Alcorta 3187 1425
Buenos Aires, Argentina
Tel: 54-1-802.32.04 - fax: 54-1-801.01.27
Web site: http://www.ortodoxia.org/
  Sua Eminência, Metropolita TARASIOS
IGREJA ORTODOXA UCRANIANA DOS ESTADOS UNIDOS
 PO Box 495 - South Bound Brook, NJ 08880
Tel: 908/356-0090 - fax: 908/356-5556
e-mail: consistory@uocofusa.org
website: http://www.uocofusa.org
  
Sua Eminência, arcebispo CONSTANTINO
Metropolita dos Estados Unidos e Exterior
Sua Eminência, Arcebispo ANTONIO
Eparquia Oriental
Sua Eminência, Arcebispo VSEVOLOD
Eparquia Ocidental
Sua Excelência, Dom JEREMIAS
Eparquia Ortodoxa Ucraniana da América do Sul
IGREJA ORTODOXA UCRANIANA NO CANADÁ
 9 St John's Ave -Winnipeg, Manitoba R2W 1G8
Tel: 204/586-3093 - fax: 204/582-5241
E-mail: consistory@uocc.ca
Website: http://www.uocc.ca
  
Sua Eminência, Metropolita WASYLY
Arcebispo de Winnipeg e Diocese Central,
Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana no Canadá
Sua Eminência, JOÃO
Arcebispo de Edmonton e Diocese Oriental
Sua Excelência, YURIJ
Bispo de Toronto e Diocese Ocidental
DIOCESE CARPATO-RUSSA DA AMÉRICA
 312 Garfield St. - Johnstown, PA 15906
Tel: 814/536-4207
website: www.acrod.org
  Sua Eminência, Metropolita NICHOLAS
Bispo Titular de Amissos
DIOCESE ORTODOXA ALBANESA DA AMÉRICA
 5300 S. El Camino Rd.
Las Vegas, NV 89118-1922
Tel: 702/221-8245
  Sua Excelência, Bispo ILIA
Vigário Geral

Patriarcado Grego Ortodoxo de Alexandria e Toda África


S. Beatitude THEODOROS II,
Papa e Patriarca de Alexandria e toda África.
(Eleito em 09 de Outubro de 2004)
Sede Patriarcal:
PO Box 2006 Alexandria, Egypt
Tel: +2-03-4868595, 4861744, 4875839
Fax: +2-03-4875684

A Igreja de Alexandria

  • Fundou a Igreja de Alexandria o Apóstolo São Marcos;
  • Fora conferido o Título de Papa, pela primeira vez na história, ao Patriarca Hiraclas, em 232 e depois ao Patriarca Teófilo em 390, porém, o Sínodo Ecumênico IV conferiu ao Bispo de Alexandria o título de Papa e Patriarca e deu-lhe o segundo lugar após o Patriarca de Constantinopla;
  • O Cisma dos Coptas, da Igreja de Alexandria, verificou-se em 451, continuando os conservadores Ortodoxos, seguidores do Rei de Constantinopla, de Melquitas;
  • Malograram as tentativas do Patriarca Kyro, no sentido de unificação das Igrejas Ortodoxa e Copta, em 643, por motivo de seu falecimento e, separou-se definitivamente a Igreja Copta da Igreja Ortodoxa em 662, na era do Patriarca Copta Benjamim;
  • Foram coroadas de êxito as tentativas de paz do Patriarca Teófilo, de Alexandria, entre o Patriarca Eergios II, de Constantinopla, e o Rei Basílio Bulgaroctono e fora o Patriarca Teófilo congnominado de "Juiz Ecumênico," especializando-se os Patriarcas e Papas de Alexandria no uso desse título, com o direito de usar duas Mitras e dois "Petrarchiles," durante a Santa Missa;
  • No ano de 1210, o Papa Inocêncio III, de Roma, tentou uma aproximação com o Papa e Patriarca de Alexandria, Nicolau I e, no ano de 1211, solicitou dele a ordenação de um diácono latino, Padre, no que fora atendido, e no ano de 1213, pediu-lhe que tomasse parte no Concílio de Lateranensa e foi representado;
  • No ano de 1555 os protestantes iniciaram o movimento de aproximação com a Igreja de Alelxandria e no ano de 1581 tiveram lugar as conversações entre o Patriarca de Alexandria e Suleiman Schueiger, sobre as diferenças existentes entre a Ortodoxia e o protestantismo, repudiando o Calendário Gregoriano;
  • Em 1594, sugiram tentativas de união entre a Igreja Ortodoxa e Copta, na era do Patriarca Ortodoxo Melétio Pigas e do Patriarca Copta Gabriel;
  • Em 1616, estreitaram-se as relações de harmonia e de fraternidade entre o Patriarca Cyrilo Lukari e o Arcebispo de Canterbari Abbo e, em 1617 juntou-se Teofani Kriptopolo aos Institutos Teológicos da Igreja Anglicana;
  • Em 1764, fora construída a primeira Igreja Ortodoxa em Londres pelos esforços do Papa e Patriarca Mateus, de Alexandria;
  • Na era do Patriarca Ortodoxo Kaliniko e do Copta Kyrillo, o Porfirio Hospinsky empenhou-se ativamente em prol da união das Igrejas Ortodoxa e Copta.
S.B. PETRUS II (de memória eterna!)
Clique sobre as fotos para ampliar
  
IMAGENS:
Web site do Patriarcado de Alexandria